Diretora do Sesc, Jeane do Amaral, entrega óculos ao campeão de karatê Bruno Alves. Foto: Ebenézer Nóbrega.
Moradores da cidade de Santa Cruz, distante 2112.37 km de Natal, podem enxergar melhor o mundo que os rodeia. Tudo graças ao projeto Ver para Aprender, iniciativa do Sistema Fecomércio RN, por meio do Sesc, que promove a saúde ocular de pessoas carentes em municípios potiguares.
Após passar por exames gratuitos com oftalmologista, descobriu-se que 16 de 69 pessoas precisavam usar óculos, entre alunos da Escola de Karate mantida pelo Sesc e idosas atendidas pela loja Maçônica da cidade, parceria da instituição. Os óculos foram entregues em solenidade realizada na última quarta-feira (05/12) no município.
O karateca Bruno Valcácio Alves, 11, integra da escolinha de karate desde os 04 anos de idade. Colecionador de títulos, o pequeno notável foi, este ano, campeão nos Jogos dos Comerciários (categoria 10/11 anos), campeão Norte-Nordeste e ainda levou o 1º lugar no Campeonato Brasileiro.
Embora seja um vencedor no esporte, Bruno tinha dificuldades na escola devido a problemas de visão. “Não conseguia enxergar direito de longe. Meus amigos chegavam antes, sentavam na frente e eu tinha que sentar atrás, por isso não via bem”, relembra. Com os óculos que ganhou após triagem do Ver para Aprender, o atleta passará a vencer também na escola. “Vai mudar muito. Vou aprender mais”, comemora.
Desde que começou, em 2005, o projeto beneficiou mais de 2.200 pessoas com a doação de óculos, além da oferta de exames oftalmológicos gratuitos, nas cidades de Natal, Mossoró, Caicó, Nova Cruz, São Paulo do Potengi, Macaíba e Santa Cruz. Só este ano, 455 foram contempladas.
Atividades do Sesc em Santa Cruz
Outro destaque da solenidade foi a assinatura de um convênio com o Sindicato de Comércio Varejista local, o qual prevê diversas atividades promovidas pelo Sesc na cidade. Projetos como Transando Saúde, Circuito Sesc de Artes Cênicas, BiblioSesc e Palco Giratório serão levados à comunidade, agregando ao esporte já existente (escola de karatê) atividades na áreas de saúde, educação, cultura e lazer.
E não acaba por aí. Em primeira mão, o presidente do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Queiroz, anunciou, durante pronunciamento, mais uma novidade. “Estamos em fase de negociação com a prefeitura e a igreja católica para a compra de um terreno, onde construiremos um ginásio poliesportivo do Sesc e um Centro de Educação Profissional do Senac”, adiantou a boa notícia.
Para o presidente do Sindicato, Márcio Macedo, as ações representam “um aumento de 300% das ações do Sesc aqui em Santa Cruz”. Graças à articulação entre Fecomércio RN, Sindicato e Maçonaria locais, as atividades gratuitas beneficiarão milhares de santa cruzenses. “A gente pedia que o Sesc viesse mais perto da nossa comunidade”, lembra Márcio. E foram atendidos. É mais uma ação da gestão atual com vistas à interiorização das atividades do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac.
No evento, estiveram presentes ainda a diretora regional do Sesc RN, Jeane do Amaral, secretários municipais, políticos, comerciantes e autoridades locais.
Fonte: Assecom Sesc RN - Lorena Gurgel
Nenhum comentário:
Postar um comentário