terça-feira, 1 de outubro de 2013

Jornal Correio do Seridó circula em novo formato

Seguindo o padrão dos grandes jornais da Europa, o Jornal Correio do Seridó passa a circular em sua nova edição no formato TABLOIDE, com 20 páginas, trazendo várias matérias de Caicó e do Seridó, num formato moderno, sendo maior que o formato de uma revista normal. 

Veja a capa da nova edição... JORNAL CORREIO DO SERIDÓ - 9 anos de comunicação em Caicó e no Seridó - com Paulo Júnior - a máquina da notícia 





Na Argentina e no Rio Grande do Sul, sul do Brasil, os tabloides substituem os diários de formato tradicional. Ao contrario dos tabloides conhecidos, de entretenimento ou sensacionalistas, os tabloides sul-americanos destacam-se por apresentarem o mesmo conteúdo dos standards.
Em Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul, todos os jornais/revistas de circulação diária são impressos no formato tabloide.
Destacam-se El Clarin (ARG),Super Notícia (BRA), Zero Hora (BRA), A Notícia(BRA), os jornais da Série Aqui(BRA), Correio do Povo (BRA), o Pagina/12 (ARG), El País (ESP), Folha da Tarde(Extinto. Primeiro tabloide do Brasil) e Billboard Brasil.
Diário Gaúcho segue o mesmo formato, porém sem conteúdo dos standards, tendo em seu lugar manchetes de destaque maior, porém, sem sensacionalismo, o que torna o jornal uma versão leve em relação as versões britânicas. 
O termo tabloide (pré-AO 1990: tablóide) designa um formato de jornal que surgiu em meados do século XX, no qual cada página mede aproximadamente 33 x 28 cm1 , as notícias são tratadas num formato mais curto e o número de ilustrações costuma ser maior do que o dos diários de formato tradicional.
O formato tabloide é particularmente popular no Reino Unido, onde suas dimensões de página são cerca de 43 × 28 cm (16,9 × 11,0 polegadas). Jornais de maior circulação, tradicionalmente associada a "maior qualidade" de jornalismo, são chamados de broadsheet embora vários jornais britânicos de "qualidade" recentemente adotaram o formato tabloide. Outro formato de jornal britânico é o Berliner, que é de tamanho intermediário entre o tabloide e o broadsheet e foi adotada por The Guardian e seu co-irmão The Observer. 
No começo do século XX já se falava, em inglês, de "tabloid journalism" para designar inicialmente não um formato, mas sim a ideia de publicar notícias em versões condensadas, algo como "jornalismo em tabletes".
O maior tabloide (e jornal em geral) na Europa, por circulação, é o Bild-Zeitung, da Alemanha, com em torno de 4 milhões de cópias (menos do que os 5 milhões dos anos 1980). Apesar do tamanho de seu papel ser maior, seu estilo foi copiado dos tabloides britânicos.
Em Portugal, o formato tabloide é adotado pelo jornal de referência Sol, o principal concorrente do Expresso.


Nenhum comentário:

Postar um comentário