A 17ª edição do Palco Giratório apresenta mais um espetáculo em abril: Trazido ao Rio Grande do Norte pelo Sistema Fecomércio RN, por meio do Sesc, o maior projeto de difusão das artes cênicas do país apresentou nesta segunda-feira, no Centro Cultural em Caicó, Sargento Getúlio (BA).
O espetáculo reuniu um público expressivo e logo após a encenação do monólogo, os participantes da peça teatral participaram de um bate-papo com a plateia. O evento teve a cobertura do Site Sem Opção, através de Anailza Viola e Jornal Correio do Seridó, através de Paulo Júnior.
Na peça, o ator Carlos Betão dá vida ao personagem Sargento Getúlio
Foto: Adenor Gondim
Primeira adaptação para o teatro de um livro do escritor baiano João Ubaldo Ribeiro, Sargento Getúlio (BA) nos aproxima das raízes brasileiras. Explora o “absurdo” tupiniquim, com seus personagens inusitados, fantásticos, de uma loucura inimaginável, tal é a riqueza de mitos, lendas e misticismo, tudo sob a perspectiva de um dos maiores escritores do país. O monólogo ganhou o Prêmio Braskem de Teatro (2011) nas categorias Melhor Espetáculo e Melhor ator.
Getúlio Santos Bezerra, um nome em redondilha maior, personagem de um grande poema épico em primeira pessoa. Contradições como as do personagem que tem a missão de levar um prisioneiro de Paulo Afonso a Sergipe. No entanto, a meio do caminho, a ordem de seu chefe é desfeita e o destemido sargento, contra tudo e todos, e toma a grande decisão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário