Diferente da gestão passada, a Secretaria de Saúde disponibiliza diversas ações para a população caicoense. Há dois meses, funciona no Município o SAE, Serviço de Atendimento Especializado, que atende pessoas com HIV, Sífilis, Hepatite e demais doenças sexualmente transmissíveis. Os atendimentos são feitos no Centro Clínico Gerson Feitosa, nas dependências do Hospital Tiago Dias, as quintas-feiras das 13h às 18h.
“Estamos em fase de transição, pois ainda não temos uma grande quantidade de pacientes. Temos notícias que no Hospital Giselda Trigueiro, em Natal, tem em torno de 35 pacientes com AIDS de Caicó recebendo medicamentos. Na verdade, essa é só a ponta do iceberg, por que nem todo paciente com a doença toma a medicação. Aos poucos estamos transferindo esses pacientes de Natal para serem consultados, medicados e acompanhados aqui na cidade”, disse Dr. Rodolfo Dantas, infectologista do SAE.
O Serviço de Atendimento Especializado do Município de Caicó é formado por uma equipe composta por um médico, enfermeiro, farmacêutico, assistente social e uma psicóloga. “Geralmente no primeiro atendimento o paciente passa por todos esses profissionais, aí depois, a depender de cada necessidade, fica sendo atendimento por um ou por outro. Vai depender do caso”, explicou o médico.
Para ele, a demanda pequena de pacientes que procura o SAE deve-se a alguns fatores. “Existem muitos pacientes com AIDS em Caicó, sendo que eles têm medo de sair do tratamento em Natal, pois temem falta de suporte aqui. Na verdade, muita coisa o SAE já faz, apesar de apenas dois meses, mas caso algum pessoa necessite de algo mais aprofundado encaminharemos para Natal”, explicou. Por Assecom
Nenhum comentário:
Postar um comentário