sábado, 21 de setembro de 2013

Comando Militar do Nordeste inaugura poço artesiano movido a energia solar no interior do Rio Grande do Norte






Uma combinação de medidas de emergência com ações estruturantes para mitigação dos efeitos da seca no Nordeste está sendo coordenada pela Casa Civil da Presidência da República e pelo Ministério da Integração Nacional, desde abril deste ano. Diversos órgãos e instituições estaduais e federais, como os DNOCS, CPRM, Ministério da Defesa/Exército Brasileiro, entre outros, estão diretamente engajados na consecução dessas ações.

Coube ao Exército Brasileiro a perfuração e instalação de 200 poços artesianos, cuja execução está sob a responsabilidade do Comando Militar do Nordeste, por intermédio do 1º Grupamento de Engenharia (1º Gpt E).

O 1º Batalhão de Engenharia de Construção (1º BEC) perfurará 40 poços no Rio Grande do Norte, o 2º Batalhão de Engenharia de Construção (2º BEC) perfurará 40 poços no Ceará, o 3º Batalhão de Engenharia de Construção (3º BEC) perfurará 40 poços no Piauí, o 7º Batalhão de Engenharia de Combate (7º BE Cmb) perfurará 40 poços na Paraíba e o 4º Batalhão de Engenharia de Construção (4º BEC) terceirizará a perfuração de 40 poços na Bahia, perfazendo um total de 200 poços. Essas unidades militares são diretamente subordinadas ao 1º Gpt E.

Até o momento, quarenta e dois poços artesianos foram perfurados em três estados da região nordeste, empregando os equipamentos existentes. A chegada de dezoito novas perfuratrizes irá aumentar a velocidade e capacidade de perfuração de poços, permitindo que mais pessoas sejam beneficiadas, possibilitando a melhora na qualidade de vida.

Neste contexto, o Comando Militar do Nordeste  realizou em 20 de Setembro de 2013, às 10hs, a inauguração de um poço artesiano perfurado na comunidade rural do Sítio Juá, localizado no município de São João do Sabugi (RN).

O poço, movido à energia solar, tem sessenta metros de profundidade e uma vazão de 1.000 litros por hora. Essa iniciativa irá minimizar os efeitos da longa estiagem que vem castigando as trinta e duas famílias que residem na comunidade, que, até então, tinham que buscar água de qualidade ruim nas proximidades ou aguardar a chegada dos carros pipa.

O sol que castiga a região será a fonte de energia limpa e sustentável que irá movimentar a bomba hidráulica, armazenando água na cisterna com capacidade para 10.000 litros que ficará a disposição da população para suprir suas necessidades. Além disso, é importante ressaltar que esta fonte de energia irá desonerar tanto a prefeitura quanto a população, fornecendo água de boa qualidade com baixo custo de operação e manutenção. 

A Banda de Música da Guarnição Militar de João Pessoa fará uma apresentação no local, marcando a inauguração do poço, atividade que contará com a presença de autoridades militares e civis.

Mais informações
E5 / Seção de Comunicação Social
Comando do 1º Grupamento de Engenharia
João Pessoa – PB
(83) 2106-1550 / 2106-1583

Por Cap Agostinho
Of Com Soc 

Seção de Comunicação Social da 7ª Brigada de Infantaria Motorizada
Av Hermes da Fonseca - 1415 - Tirol - 59015-145 - Natal - RN
(84) 3092-6121
(84) 3092-6154 - Relações Públicas

Nenhum comentário:

Postar um comentário