sábado, 11 de setembro de 2021

Profissionais da Clínica Aline Ísis destacam a contribuição da Odontologia na campanha Setembro Amarelo: Confira entrevista com a Ortodontista Leidilane Mendes

 


Em entrevista ao programa 90 Minutos com Gláucia Lima, na Seridó FM 100,7, a Dra. Leidilane Mendes, especialista em Ortodontia e Ortopedia dos Maxilares, da Clínica Aline Ísis, falou sobre a prevenção ao suicídio dentro da campanha Setembro Amarelo fazendo uma interligação com os trabalhos provenientes da odontologia.

“Esse tema tem tudo a ver com a nossa filosofia de trabalho e de vida. Muito além de tratar somente da estética, a gente quer que o paciente esteja bem em seu interior. O mais interessante quando se trata de saúde é que essa saúde vem de dentro”, disse Leidilane.

Ela confirmou que na odontologia, os profissionais têm alguns sinais de que o paciente está passando por momentos de estresse e algumas doenças podem ser identificadas. O primeiro sinal é a falta de higiene, o que pode provocar a perca de muitos dentes através de uma periodontite avançada.

O profissional ortodontista pode desempenhar um papel importante de prevenção ao atentar para sintomas físicos e comportamentais de seus pacientes. Ao identificar os sinais da doença, o ortodontista pode orientar os seus pacientes a procurar ajuda especializada como forma de colaborar com o diagnóstico. Mais de 96% dos casos de suicídio têm ligação com transtornos mentais e a depressão é um deles.

O transtorno provoca, por exemplo, alterações vasculares nos microvasos, principalmente dos tecidos de suporte dos dentes, causando mobilidade dentária. A retração gengival e até a perda dos dentes estão entre as consequências da doença.

Pacientes com depressão crônica têm grandes chances de desenvolver o bruxismo, que causa dores e outras complicações, como desgaste dos dentes. “A resolução dos problemas bucais trazem uma esperança para os pacientes. É uma mudança significativa”, destacou Leidilane.

Em Caicó, a Clínica Aline Ísis fica localizada na Rua Pedro Velho, 774. O telefone para contato é 9 8837-2020.

Nenhum comentário:

Postar um comentário